Os personagens mais marcantes dos Games: Sonic The Hedgehog

sonic the hedherog mega drive intro 1991 guiaplay

Olá, você gamer e amante dos personagens icônicos das primeiras gerações dos consoles.

Na nossa série de postagens sobre “Os Personagens Marcantes dos Games”, vamos falar sobre a origem e as curiosidades dos seres mais icônicos que já passaram pelos consoles. Nosso intuito é, com a ajuda de vocês, montar um acervo com aqueles  mais inesquecíveis, independente de serem antigos ou não,  mas que se sobressaíram em meio a tantos outros pelo mundo. E para nos ajudar nessa missão, deixe seus comentários nas postagens com sugestões de todos aqueles que não devem faltar na nossa listinha, OK?
E logo na primeira postagem, vamos começar pelo Sonic, um dos mascotes mais conhecidos do mundo dos games.
Sonic fez enorme diferença para o mercado de games na sua época, a quarta
geração dos consoles, principalmente porque a Nintendo dominava o segmento “Gamer” e seus jogos eram verdadeiras fórmulas prontas para o sucesso.
Com a criação do Sonic, a Sega fez uma excelente demonstração de que a perseverança e o trabalho estratégico são essenciais para se manter ativo nesse mercado, onde as mudanças tecnológicas são muito intensas e o consumidor se torna a cada dia muito mais exigente. 

Então você que curte uma postagem dinâmica, corra, não perca as argolinhas e aproveite conosco essa leitura! 😉

Quebra (Crash) do Mercado de Games em 1983.

Crash dos games 1983 guiaplay

Para começar a entender a importância de Sonic para a Sega, precisamos voltar um pouquinho antes da sua criação, em 1983 com a quebra do mercado de games.

Quando o sucesso dos primeiros consoles comerciais, na década de 70, o mercado ficou saturado de jogos parecidos. A primeira e segunda geração de consoles fizeram com que os consumidores ficassem muito exigentes em relação aos jogos, deixando de comprar e comprometendo seriamente a estabilidade das desenvolvedoras da época. Muitas empresas quebraram e a Sega, que vinha disputando seu espaço com o  console SG 1000, praticamente faliu e teve que ser vendida a um grupo japonês, responsável pela recuperação e pelas novas diretrizes da empresa.

A Nintendo e o encanador salvador.

Super mario bros 8bits

A partir de 1983, mesmo com a terceira geração dos consoles, o mercado p ermanece estagnado, os consumidores não acreditam mais nos videogames e a popularização dos computadores pessoais só piora a situação. Até que surge enfim, a solução para o problema.
O Super Mario Bros.
Em 1985 a Nintendo adota uma estratégia que iria mudar para sempre a indústria de games, o jogo Super Mario Bros lançado para o NES, brilhou os olhos dos consumidores de novo e popularizou um tipo de jogabilidade para os videogames pouco utilizada até o momento, os jogos de plataforma com rolagem lateral, onde a história é separada em diversas fases e os cenários vão sendo alterados de acordo com o nível de dificuldade de cada uma delas.

Do monopólio ao Coelho.

Sonic e mario disputa guiaplay

Depois que a Nintendo descobriu a fórmula do sucesso, o NES (Nintendinho) dominou a terceira geração dos consoles. Em 1988, em resposta ao sucesso da Nintendo, a Sega decidiu apelar para a alta tecnologia e, para isso, ela caprichou no processador e na resolução dos pixels, sendo o primeiro console a atingir os famosos 16 bits e inaugurar a quarta geração. Foi então que nasceu o Mega Drive.
Mesmo depois do lançamento do mega drive, a Sega ainda não conseguia decolar, seus jogos ainda não alcançaram o sucesso esperado. O console era nitidamente melhor, principalmente seu processador, mas a figura do Mario ainda pairava sobre o mercado de games, engolindo todos os consumidores, então em 1990 a Nintendo dá um golpe final no mercado, o Lançamento do Super Nintendo com Super Mario World na Caixa! Agora a Nintendo pegou pesado.
A Sega decide então reestruturar sua marca e criar um mascote forte o suficiente para competir com o Mario. Tinha que ser algo novo e que pudesse exprimir todo o poder de processamento de 7,6 mhz do console, processador 3 vezes mais veloz que o seu concorrente direto, o Super Nintendo. A Sega queria criar algo tão dinâmico, que iria deixr até as mentes mais ágeis espantados de tanta rapidez, e quando o usuário pensasse que chegou no seu limite, ele correria mais rápido ainda. Então decidiram, vamos criar um coelho!

De coelho ao tatu e a ascensão do porco espinho!

Sonic arte conceitual coelho guiaplay

Yuji Naka, responsável por criar um novo personagem ao Mega Drive, pensou o óbvio.
Qual é o personagem mais rápido e fofinho da natureza? O coelho, é claro!
Mas com o coelho ele esbarrou em um problema, ele é rápido, mas ao se deparar com seus inimigos, ele perderia muito tempo para matá-los, quebrando o ritmo do jogo. Foi aí que surgiu a necessidade de utilizar um animal que rolasse para matar seus inimigos, sem perder tempo. Então surgiram mais duas opções: Tatu ou porco espinho (ouriço).

Os espinhos contaram pontos na escolha final.

O Abusado Sonic “O Ouriço”.

Sonic sega Guiaplay

Em 1991 Sonic “The Hedgehog” ou  “O Ouriço” traduzido para o português, foi finalizado. O personagem foi propositalmente desenvolvido com uma postura mais atrevida, atitude e impaciente, características que conversavam perfeitamente com a nova geração gamer que estava surgindo. Os jovens e adolescentes!
O jogo de estratégia e ao mesmo tempo dinâmico tinha uma história simples e cativantes e tinha tudo para dar certo. E com certeza deu. A premissa do jogo era de libertar todos os animais transformados em máquinas de guerras pelo Dr. Robotnik e resgatar as esmeraldas do caos, itens essenciais para que ele pudesse dominar o mundo.
A jogabilidade de Sonic agradava à todos os gostos, você podia sair correndo com ele durante todo o percurso ou ir devagarinho e explorar as dezenas de passagens secretas que tinham pelos cenários, tudo dependia da sua paciência de explorar todas as possibilidades do jogo.

O eterno Sonic.

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Sonic Dash lançado em 2013 para as plataformas PC e Mobile.

Sonic em 1992 já era mais conhecido entre as crianças dos 6 aos 11 anos que o Mickey Mouse. A música criada para o jogo se tornou característica marcante do console e a Sega enfim conseguiu seu mascote.

Ao decorrer dos anos o nosso querido porco espinho já passou por mais de 26 plataformas diferentes, incluindo PC e Mobile e ainda hoje é estimado mais de 150 milhões de downloads no Google Play e no App Store dos jogos da franquia.

Infelizmente a Sega nos deixou órfãos de consoles durante muito tempo, seu último console foi o Dreamcast, lançado em 1998 mas seu legado perdura até hoje e seu personagem mais icônico ainda faz sucesso, inclusive para os que nem eram nascidos quando ele foi lançado.  Ah que Saudades!

Sonic deixou saudades para muitos…
E para você?

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Créditos –
Arte da Capa (Erika Narciso / GuiaPlay)

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