Está confuso em qual console da nova geração deve comprar?
Já viu mil notícias mas ainda não sabe de fato quais as principais diferenças entre os videogames da nova geração para os da geração anterior?
Então fica aqui comigo que em um minutinho só eu te passo o detonado dessa aventura!
Tá com pressa? Quer ver um vídeo rápido dessa postagem, então veja o vídeo abaixo no Instagram do GuiaPlay ou leia o texto abaixo do vídeo.
Ah, aproveita para nos seguir.
Diferença entre os consoles da atual geração dos consoles
A primeira dúvida que você deve ter é:
Quais os consoles que foram lançados?
E eu te respondo.
Ambas as empresas, tanto a Sony quanto a Microsoft, lançaram duas versões do seu console de nova geração.
A Microsoft lançou uma versão 100% digital, chamada XBox Series S, e uma versão de alta performance, chamada XBox Series X.
Queria descobrir quem é que define os nomes dos consoles da Microsoft! Céloko!
Já a Sony seguiu a mesma estratégia de sua concorrente, porém com nomes bem mais fáceis de entender, e também lançou uma versão digital, chamada PS5: Edição Digital, e uma versão com leitor BlueRay, chamada apenas de PS5.
Aí vc me pergunta:
Mas que diabos é isso, versão digital e completa?
De forma bem simplificada, para ambas as empresas, o console de versão digital não tem leitor de mídia física, o que irá limitar o usuário a usufruir apenas de jogos baixados da sua biblioteca digital.
A segunda coisa que você precisa saber é
O que realmente mudou nos novos Xbox em relação aos anteriores?
E eu te respondo
Muita coisa.
Porém, como estamos aqui para simplificar, as mudanças mais importantes são as substituições dos HD’s convencionais pelos SSD’s e maior capacidade de processamento. Na prática, essas mudanças garantiram para os dois consoles da Microsoft, menor tempo de loading, além de um processamento muito superior, entregando 12 teraflops no Xbox Series X e 4 teraflops no Xbox Series S.
Simplificando bastante, o teraflops é uma medida que determinam quantos cálculos por segundo um processador pode realizar. Nos consoles, por exemplo, quanto maior for esse número, maior a velocidade de renderização das placas de vídeos.
Segura essa informação que é bastante importante para você entender, por enquanto.
Também vamos encontrar mudanças significativas na parte de acesso e desenvolvimento dos jogos. Além de suportar novas tecnologias de desenvolvimento, como a Ray Tracing que melhora drasticamente a nossa experiência com luz e sombra na ambientação dos jogos, a nova geração da Microsoft garante para nós a retrocompatibilidade com o Xbox One, que nos permite transferir praticamente todos os jogos comprados na geração anterior para o seu novo console.
E quais são as principais diferenças entre os dois novos consoles?
O Xbox Series X tem:
- Maior memória RAM 16 GB, contra 10 GB do Series S;
- Maior armazenamento interno, 1TB SSD contra 512 mb SSD do Series S;
- Maior resolução, 4K contra 2K do Series S;
- Leitor de Bluray, Series S não possui;
E você lembra dos Teraflops?
pois é
O Xbox Series X tem o triplo de Teraflops que o Series S tem: 12 contra 4.
E o PS5, como ficou?
A diferença para o PS4 foi gritante, graças aos mesmos atributos que garantiram as melhorias nos novos XBOX. Os SSDs e o processador.
Entre os dois PS5, versão digital e completa, a diferença fica apenas no Leitor de Bluray, que está disponível apenas na versão completa.
É isso mesmo, as versões são iguaizinhas!
825 GB de SSD
10 Teraflops de processamento
Retrocompatibilidade com boa parte da biblioteca do PS4
E o novo controle chamado Dual Sense
Agora a pergunta que não quer calar
Os consoles são mais rápidos que as versões PROs do PS4 e do Xbox One?
A resposta é, definitivamente sim.
Apesar de terem bons processadores, o PS4 Pro e o Xbox One X não possuem armazenamento em SSD, o que diminui bastante o desempenho geral dos consoles.
Agora, você que comprou os consoles PROs em final de geração, cabe a reflexão de qual console atende mais a sua necessidade. O Xbox Series S, por exemplo, não entrega resolução 4k, o que pode trazer frustração para alguns consumidores acostumados com resoluções superiores.
Então qual console eu compro?
Essa é a pergunta de um milhão, certo?
ou melhor, de até 5 mil reais !
Vamos falar dos perfis de usuários para descobrir qual a melhor escolha de console para você!
Se você é Sonysta e não abre mão dos exclusivos da PlayStation, então não tem jeito, vai ter que investir em um PS5. A questão é, se você tiver muitos jogos físicos, terá que desembolsar uma graninha a mais para comprar uma versão com leitor de Blu-ray, para poder usufruir da retrocompatibilidade disponibilizada pela nova geração. Agora se a maioria dos seus jogos forem da sua biblioteca digital, pode partir sem medo para a versão sem leitor!
Se você tem um PS4 e não se importa em mudar, tem um Xbox one e quer entrar logo na nova geração economizando, se for seu primeiro console ou se o seu último console é antigo, como um PS3 ou Xbox 360, talvez o caminho seja comprar um Xbox Series S.
Bem mais barato, porém com alguns recursos interessantes, como resolução 2K e retrocompatibilidade, o Series S é um ótimo console de entrada para novos usuários.
Agora, se você for um usuário Hardcore ou já possui os consoles mais atuais da última geração como o Xbox One X e o PS4 PRO, não adianta comprar o Xbox Series S.
O ideal é investir nos consoles mais de ponta, como o PS5 e o Xbox Series X.
E aí, curtiu a postagem? Já sabe qual console da nova geração vai querer comprar?
Deixe seu comentário!