JOGO: THE LAST OF US
PLATAFORMA: PLAYSTATION 3, PLAYSTATION 4
LANÇAMENTO: JUNHO 2013
DESENVOLVEDOR: NAUGHTY DOG
Trecho de um diálogo entre Ellie e Joel, retirado do Jogo The Last of Us.
“Ellie: Como era este mundo sem os infectados, não consigo imaginá-lo, era como um paraíso?
Joel: Você não iria acreditar no quanto nós reclamávamos.
Ellie: Reclamavam de que?
Joel: As pessoas são assim, não dão valor ao que tem, até o dia que não podem ter mais”.
Lendo esse trechinho acima, já sentimos a nostalgia de ter jogado uma das histórias mais bonitas dos games. O amor paternal que Joel sente por Ellie, nos faz pensar no que realmente importa, nos lembrando de agradecer pelas pessoas que estão ao nosso lado.
Nesta postagem vamos analisar alguns pontos que transformaram The Last of Us, num jogo vencedor de diversos prêmios pelo mundo. Pesquisamos toda a trajetória da Naughty Dog, desde a concepção da ideia do game, até o desenvolvimento da história e descobrimos 4 itens que explicam por que o jogo The Last of Us faz tanto sucesso. Aproveitamos para incluir também algumas curiosidades e, é claro, informações sobre The Last of Us parte II.
Ficou interessado?
Então desce esse mouse e não deixe de aproveitar essa leitura. 😉
Item 1 – O Uncharted 2, a Divisão da Naughty Dog e a busca do autoconhecimento.
A Naughty Dog vinha embalada pelo sucesso de Uncharted 2, colhendo os frutos de um trabalho muito bem sucedido e estava disposta a experimentar algo novo. Para isso, a empresa foi dividida em duas, uma parte cuidaria do Uncharted e a outra teria a difícil missão de recomeçar do zero.
Os diretores Bruce Straley e Neil Druckmann, ficaram responsáveis por criar uma nova franquia de sucesso, mas antes disso, eles passaram por um processo de autoconhecimento. Eles precisavam saber que tipo de produtos o consumidor final esperava da Naughty Dog e qual era a personalidade da empresa, ou melhor, qual era a sua especialidade de desenvolvimento. Após um longo período de análise, Druckmann chegou a conclusão que o principal diferencial da Naughty Dog eram seus seus personagens. Eles já desenvolviam bem seus personagens em seus jogos, então eles partiram desse princípio para trabalhar em seu novo projeto. Então, ficou decidido que o novo jogo deveria explorar dois personagens e o restante da história seria consequência do laço criado por eles. Eles seriam o foco da história e a diretriz do jogo, tudo seria desenvolvido para eles, inclusive a jogabilidade e a música.
Item 2 – Os três elementos da base de The Last of Us.
A equipe de The Last of Us já sabia que era preciso desenvolver dois personagens,Druckmann decidiu junto com a equipe, criar uma história com forte apelo dramático, quase beirando o melancólico, foi aí que surgiu a ideia de um laço entre pai e filha.
Os zumbis e o mundo pós-epidêmico, segundo o próprio diretor, foram baseados em um documentário da BBC sobre o fungo cordyceps. Esse fungo é real e tem a marcante característica de controlar seu hospedeiro, transformando-o em uma espécie de zumbi. Para nossa sorte, há apenas relato de ataques desse tipo de fungos em formigas, mas e se esse fungo dominasse os seres humanos?
Foi a partir dessa pergunta que surgiu a ideia dos estaladores.
Então a base para toda História de The Last of Us surgiu a partir de três elementos:
1 – O Fungo cordyceps destruindo os seres humanos.
2 – Um mundo bonito, por conta da pouca interferência humana na Natureza.
3 – A Natureza reorganizando o planeta, um misto de vida e morte, com árvores e vegetações crescendo por cima do que um dia foi a civilização Humana.
Item 3 – Cenários de nostalgia e beleza inigualável.
Um ponto fortíssimo do jogo são os cenários, o que mais descreve a sensação de andar pelo mundo de The Last of Us é a nostalgia. Você atravessa por ruínas, que um dia já foi a civilização humana e se depara com pôsteres de filmes, bibliotecas, lojas de discos, museus, cafeterias, hotéis, casas, entre dezenas de outros cenários.
Ao entrar em escritórios e casas, você encontra porta retratos, bilhetes, itens de decoração e objetos pessoais e fica imaginando, que em cada canto daquele cenário, existia um mundo, uma vida como a nossa, e você fica deprimido. Mas então você olha a luz entrando nos locais, com copas de árvores dominando os salões de hotéis e ruas e se depara com paisagens lindas, cinematográficas! E tudo isso foi pensado estrategicamente pelos animadores e ilustradores.
Você sente que em cada canto, alguém gastou um tempinho a mais, para colocar algum detalhe, nos remetendo a essas sensações esquisitas, que somente quem jogou, conseguiu sentir.
Item 4 – Os três grandes marcos da História
O último e não menos importante item da nossa lista, é a alma de qualquer jogo, a História.
Vou contar um segredo para vocês, pois talvez vocês não saibam ainda,
The Last of Us é sobre Joel e Ellie, mas, na verdade, é sobre Ellie.
Vi essa frase em uma edição da Revista Playstation de Agosto de 2014, e ela ficou gravada em minha mente. Segundo a revista, Druckmann deu uma entrevista, dissecando a relação entre os dois. Ele disse que, ao decorrer do desenvolvimento do game, algumas alterações foram feitas, mas uma coisa nunca mudou, a Ellie. Se você reparar bem, o jogo todo é sobre o desabrochar da personagem e, segundo Druckmann, existem 3 grandes momentos no jogo.
No primeiro grande momento, Joel se encontra com Ellie pela primeira vez e todo o jogo gira em torno da inocência da personagem, é um contraste entre a pureza da menina e a frieza das situações, ou seja, Joel é o mais capaz entre os dois e Ellie é a mais inocente.
O segundo grande momento, surge quando Ellie se torna mais independente e, em contrapartida, temos um Joel mais apegado e indefeso.
O terceiro momento, mostra um Joel totalmente incapacitado e Ellie se torna a Heroína do jogo, principalmente no final de Outono, na Neve. No decorrer da história, você enxerga uma inversão de papéis, Joel abaixa a guarda e Ellie fica mais forte.
Curiosidade
Você sabia que a filha de Joel, que aparece no início do jogo, foi colocada para ser controlada por você, especialmente, para que o jogador pudesse sentir e ver o princípio do apocalipse pelos olhos de uma criança?
Segundo Druckmann, ao controlar Sarah, você se conecta ao personagem muito mais rápido e as pessoas ao redor tentam te esconder o tempo todo o que está acontecendo, dando um clímax muito interessante ao início. Além, é claro, que ao se afeiçoar pela garota, mais pra frente fica muito mais fácil entender todo o relacionamento entre Joel e Ellie.
The Last of Us parte II
O anúncio de The Last of Us parte II, divulgado na Playstation Experience, no dia 04 de dezembro de 2016, faz a gente imaginar o que nos aguarda para os próximos anos. Com o jogo ainda em fase inicial, o diretor-chefe da Naughty Dog, Neil Druckmann deu poucos detalhes sobre o novo enredo, mas, segundo o diretor, a protagonista será Ellie e os eventos da continuação serão passados 5 anos após o primeiro jogo. Ellie vai estar com 19 anos de idade e desta vez o roteiro inverte o foco do primeiro jogo. Onde na primeira história tivemos uma relação de amor, na parte II sentiremos a fúria da protagonista, que já aparece no primeiro trailer destruindo uma base inteira dos Vagalumes!
Arrepia só de lembrar!
Na cena, entre os cadáveres, Ellie aparece tocando e cantando “Through the Valley”, uma letra que traduziu perfeitamente a nova personalidade da personagem.
Relembre o Trailer:
Neil Druckmann disse que já tem uma data aproximada de quando será entregue o novo Jogo, porém só vai divulgá-la quando tudo estiver redondinho.
Gostou?
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Créditos –
Arte da Capa (Erika Narciso / GuiaPlay)