Para você que acredita que o primeiro Videogame foi o Atari 2600, lamento desapontar, mas antes dele, muita coisa aconteceu. Para você ter ideia, o Atari é considerado como um console de segunda geração, ou seja, antes dele, já existiam algumas empresas que se arriscaram nesse novo mercado que estava surgindo.
Listamos abaixo os principais videogames lançados antes do Atari, já que foi a partir dele, que os consoles se popularizaram e a introdução para o mundo dos games como conhecemos hoje, estava para acontecer.
Então, apertem seus cintos, pois a viagem que vamos fazer vai ser longa, voltaremos há mais de 40 anos atrás.
E você acha que vamos parar por aí?
No final da postagem, vamos te listar os principais momentos antes da criação do primeiro console, uma viagem ainda mais longa, desde 1940 quando a informática estava só começando, até chegarmos na criação do primeiro console, lançado cinco anos antes do Atari 2600.
Está curioso? Então fique conosco até o final dessa leitura. 😉
1972 – MAGNAVOX ODYSSEY 100
Criado por Ralph Baer, inventor e engenheiro americano, em parceria com a empresa Magnavox, subsidiária da Philips Holandesa. O console Magnavox Odssey 100, foi o primeiro console caseiro com entrada para televisão. Antigamente, os jogos eram todos desenvolvidos para computadores, por isso a importância de Magnavox Odyssey 100 na história dos consoles caseiros.
Ralph Baer, desde 1966, estudava uma forma de incluir jogos eletrônicos em um aparelho simples, que pudesse ser jogado em casa, sem que as pessoas precisassem ter conhecimentos de informática, já que naquela época os computadores eram restritos ao governo e grandes empresas, que poderiam pagar cerca de 120 mil dólares em uma máquina que ocuparia um andar inteiro. Foi então que ele criou em 1968, seu primeiro protótipo, o Brown Box (Caixa Marrom) que até hoje está exposto no Museu Nacional da História Americana, em Washington.
O console era tão rudimentar, que nem processador possuía, era uma mistura maluca de dúzias de diodos e transistores grudados em uma placa, mas não se engane, Magnavox Odyssey 100 era uma revolução na época.
O console tinha 12 jogos, mas o interessante, é que como ele não tinha memória para reproduzir cenários, ele vinha acompanhado de algumas telas, que eram anexadas à sua televisão, ou seja, sua criatividade tinha de ser ótima.
Para você ter uma idéia de como era a jogabilidade dos jogos de Magnavox Odyssey 100, dá uma olhadinha nesse comercial que circulava na época. Sensacional!
1972 – PONG
Pong não era bem um console caseiro, estava mais para um arcade (fliperama), mas deu origem a centenas de clones pelo mundo. Porém após o sucesso do jogo, a Atari desenvolveu em 1975, uma versão portátil para ser utilizado na televisão.
Antes de nascer o Pong, Nolan Bushnell, que mais tarde viria ser um dos donos da empresa Atari, já tinha a ideia de lucrar com jogos eletrônicos. Em 1962, ele ouviu notícias de que Steve Russell, estudante da Faculdade de Tecnologia de Massachusetts, criou para o computador da época, um rudimentar jogo chamado Space Wars, só para se divertir com seus amigos. Essa história brilhou os olhos de Bushnell, mas apenas em 1972, ele conheceu um rapaz chamado Ted Dabney, que colaborou para que ele alcançasse esse sonho. Os dois começaram a trabalhar juntos em um projeto chamado Space Computer, um tipo de Arcade de nave espacial, onde se colocavam moedas para jogar. O Projeto fez sucesso e Bushnell decidiu continuar a criar novos jogos, foi aí que ele conheceu o Allan Alcorn, onde trabalharam juntos em outro projeto. Allan, Ted e Bushnell, fundaram a empresa Atari e criaram Pong, um jogo que já foi o suficiente para a Atari iniciar sua entrada em grande estilo no mundo dos games.
Se você está cusioso para ver o gameplay de Pong, dá uma olhada no vídeo abaixo.
1976 – TELSTAR
O Console Telstar foi lançado pela empresa Coleco e contou com um misto de competência e sorte para vender mais de 1 milhão de unidades em todo o mundo.
O Telstar tinha três jogos com a mesma base do Pong e liderou as vendas da 1ª geração dos consoles, graças ao seu preço baixo e por ser a única empresa que conseguiu comprar chip’s o suficiente para produzir seus produtos. Os chip’s naquela época eram dificílimos de serem produzidos e apenas algumas empresas conseguiam fazer. A Coleco, por sorte ou visão de mercado, comprou quase todos os chip’s disponíveis no mercado antes de estourar a febre dos videogames, garantindo à marca Telstar, muito mais produtos que seus concorrentes da época. Que eficiência!
Está curioso para conhecer o console, olha mais esse comercial clássico da época.
1976 – FAIRCHILD CHANNEL F
Esse console criado pela empresa Fairchild, iniciou a segunda geração dos consoles e se destacou principalmente por ser o mais avançado em sua época. Muito do que vimos no próprio Atari, teve início aqui, nesse console que revolucionou a forma de jogar videogame. Ele foi o primeiro videogame com processador e cartuchos de jogos removíveis, que poderiam ser programados separadamente.
Fairchild chanel F teve 26 jogos que custavam 20 dólares cada e um dos integrantes de seu projeto foi Robert Noyce, que mais tarde viria a ser fundador da Intel Corporation.
Conheça um pouquinho mais da jogabilidade de Fairchild Channel F nesse vídeo e repare na diferença de qualidade para os demais consoles anteriores. Que evolução!
1976 – RCA STUDIO II
Produzido pela empresa RCA, o console foi o segundo do mundo a trabalhar com cartuchos de jogos programáveis separadamente, ele contou com apenas 10 jogos , entre eles, cinco vinham instalados nele de fábrica. Bowling, Freeway (corrida de carros), Patterns, Doodles e Math.
Não era tão bom quanto o Fairchild Channel F, mas fez bastante sucesso, até mesmo após o lançamento do Atari 2600.
Veja alguns de seus jogos no Vídeo Abaixo.
1977 – TELEJOGO
O Portátil Telejogo foi desenvolvido pela Ford e a Philco do Brasil. Basicamente ele era uma cópia da versão portátil do Pong, que, por acaso, se chamava Tele-game.
Telejogo foi muito importante, principalmente porque foi o primeiro console a ser produzido no país.
O console só tinha um jogo, mas no seu segundo modelo, o Telejogo II, lançado em 1980, foram desenvolvidos novos títulos.
Telejogo o primeiro console 100% Brasileiro.. Que Orgulho!
OS PRIMÓRDIOS DOS VIDEOGAMES
Como muitos jogos que vieram antes do Atari foram desenvolvidos para os computadores da época, vou citá-los apenas para conhecimento, mas eles ficam de fora da nossa lista oficial por não se tratarem de consoles.
1940 – Edward U. Condon desenvolveu um computador pque era capaz de rodar Nim, um jogo de raciocínio lógico.
1947 – Thomas T. Goldsmith Jr. e Estle Ray patentearam um “aparelho de diversão com tubo de raios catódicos”: usando o tubo enganchado em um display de osciloscópio, o jogador era desafiado a atirar para acertar no alvo da tela.
1951 – Alan Turing desenvolveu um jogo de Xadrez para computadores
1952 – A. S. Douglas desenvolveu o jogo OXO (um jogo da velha) no computador.
1958 – William Higinbotham desenvolveu um jogo chamado Tennis for TWO, ele usou um oscilospópio para simular uma partida de Tennis.
1962 – Steve Russell, estudante da Faculdade de Tecnologia de Massachusetts, criou para o computador da época, um rudimentar jogo só para se divertir com seus amigos chamado Space Wars.
1964 – John Kenedy inventou, em Dartmouth, a linguagem de programação BASIC e graças a essa linguagem, a criação de jogos foi facilitada exponencialmente, tanto que em 1965 o primeiro game de futebol americano foi criado.
Gostou da postagem?
Deixe seu comentário!
Créditos –
Arte da Capa (Erika Narciso / GuiaPlay)